Oficina com o Nubank

Você conhece o Nubank?

14 de agosto de 2019
 |  Bruno Palvarini

Podemos dizer que sim – pelo menos um pouquinho -, pois tivemos a oportunidade de estar com a turma do Nubank na última segunda-feira, 12/08/19, realizando uma oficina com representantes de organizações públicas. O evento ocorreu no SebraeLab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), e teve a presença de colegas da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, da Enap, do Governo do Distrito Federal e da Anvisa.

O principal objetivo era conhecer o funcionamento desse “unicórnio” nacional – seu valor supera 1 bilhão de reais!!! – e trocar conhecimentos e experiências. O Erick Yamashita, design lead do Nubank, apresentou um histórico da empresa, suas realizações e, principalmente, como se dá a criação de soluções inovadoras. O Nubank se organiza segundo os pilares de Tecnologia, Design, Ciência de Dados e Experiência do Usuário, e quando o assunto é design, as equipes de especialistas em produtos, pesquisa e “branding” se organizam em “squads” segundo as necessidades. Esse modelo organizacional dá flexibilidade e agilidade no desenvolvimento e melhoria constante de produtos que são conhecidos por deixar seus usuários apaixonados.

Oficina com o Nubank 2Oficina com o Nubank 1

Achou estanha a quantidade de termos em inglês? Pois é, o Nubank é uma empresa de atuação internacional e conta com colaboradores de diversas nacionalidades – daí dá pra entender porque é preciso escolher um idioma comum a todos, não?…

No período da tarde, os participantes da oficina se reuniram em grupos e experimentaram ferramentas como Jornada do Usuário, Mapa de Empatia e Storyboards para estimular a geração de ideias para um problema real trazido pela Secretaria de Saúde do GDF, relacionado à gestão de medicamentos. Mesmo com o tempo reduzido, foi possível dar um mergulho na questão e ao fim do dia as soluções esboçadas foram apresentadas e repassadas aos gestores do tema.

Foi reconfortante reconhecer a maioria das ferramentas usadas pelo Nubank como itens que também utilizamos em nossas ações – mas ficou aquela sensação incômoda de que “se temos competências e instrumentos de ponta, qual a diferença que poderia alavancar nossos resultados?”. Seria apenas uma questão de disponibilidade de orçamento e questões menos complexas? A existência de um “mindset jovem” – a média de idade da equipe Nubank é de 28 anos!!! – , que encara os problemas sem bloqueios e crenças decorrentes de experiências passadas? Ou um pouco de tudo?

No fim do dia, saímos com a certeza do valor de cada um – “ideias vêm de todos os lugares” – e de que “um produto nunca está pronto – sempre tem como ser melhorado”. Especialmente quando pensamos em governo.

 

0

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick