Viajante já pode obter Certificado Internacional de Vacinação por meio digital!

Viajante já pode obter Certificado Internacional de Vacinação por meio digital!

29 de janeiro de 2019
 |  Manoela Hartz

Mais um serviço público está sendo oferecido por meio digital: trata-se do Certificado Internacional de Vacinação ou profilaxia, emitido ela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. O serviço digital foi lançado oficialmente hoje, data em que a Anvisa comemora os seus 20 anos.

O documento é indispensável para se ingressar em pelo menos 100 países e pode ser solicitado após a pessoa ser vacinada num posto do Sistema Único de Saúde ou numa clínica credenciada. Uma vez imunizada, a pessoa pode se cadastrar e enviar uma solicitação por meio do site Portal de Serviços. Aprovado o pedido pela Anvisa, o cartão é enviado num prazo de até 5 dias para que o viajante possa imprimi-lo. Antes da ferramenta digital, o cidadão precisava comparecer a uma unidade credenciada, o que poderia exigir grandes deslocamentos.

O Brasil é o primeiro país a oferecer um serviço online, gratuito e descentralizado de emissão do Certificado Internacional de Vacinação. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Anvisa e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que estimam uma redução de custos de cerca de R$ 120 milhões/ano para o Estado e para o cidadão.

0

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick