Tecnologia Cívica: o exemplo da África

Tecnologia Cívica: o exemplo da África

19 de dezembro de 2018
 |  Manoela Hartz

O recém-lançado GovChat,  plataforma digital de participação cidadã em parceria com o governo da África do Sul, já está se espalhando para outros países do continente, como República Democrática do Congo (RDC), Gana e Nigéria, para ajudá-los a aumentar o envolvimento com os seus cidadãos.

Esta iniciativa faz parte ações relacionadas ao que se chama de tecnologias cívicas, que costuma envolver plataformas que promovem o engajamento, participação e aprimoramento do relacionamento entre as pessoas e o governo, melhorando as comunicações e o poder de decisão dos cidadãos.

Muitas vezes, quando soluções tecnológicas cívicas são introduzidas, elas acabam sendo projetos que viram “elefante branco”, custando ao estado muito dinheiro, mas quase nunca são usadas. Isto ocorre por vários motivos, mas o principal deles refere-se à complexidade destas soluções tecnológicas, que envolvem o modo como os cidadãos podem acessá-las, até a própria experiência do usuário. O GovChat se diferencia deste modelo por não ser um aplicativo separado, ele incentiva que os governos envolvam os cidadãos nos aplicativos e plataformas digitais que eles já usam.

Por exemplo, há um “bot” do WhatsApp do GovChat que interage com os cidadãos e permite que eles relatem problemas, façam consultas e classifiquem os serviços, dentre outros recursos. Isso permite que os cidadãos usem um aplicativo com o qual já estão familiarizados de maneira coloquial enquanto se envolvem com o governo em vários níveis.

O esforço colaborativo faz do governo sul-africano o primeiro do mundo criar uma ferramenta de comunicação digital onde o governo se torna instantaneamente acessível a mais de 16 milhões de pessoas. Pela primeira vez, os cidadãos poderão acessar mais de 10.000 representantes públicos, apoiando mais de 30.000 instalações e serviços públicos em comunidades de todo o país.

Será interessante observar o impacto que o GovChat terá na prestação de serviços públicos nos países em que está sendo implantado.

Veja mais!

0

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick