Seleção para vaga de estágio + design thinking = uma experiência de recrutamento, seleção e inovação aberta!

01 de dezembro de 2017
 |  Rodrigo Narcizo

Cordiais saudações, inovadoras e inovadores!

Normalmente quando abrimos um processo seletivo de estágio para trabalho em escritório seguimos aquela rotina padrão: análise de currículo e entrevista. Em alguns casos, é feita uma prova prática com planilhas, processadores de texto ou algum outro sistema ou software específico. E muitas vezes aqueles que não são selecionados sequer recebem um feedback.

Mas será que é possível fazer diferente? Afinal de contas, guardadas as devidas proporções, um(a) estagiário(a) também é um(a) integrante da equipe. Ademais, o estágio é um espaço de trabalho e também de aprendizagem.

Mas como fazer diferente?

No caso do Lab InovANAC, estávamos com uma vaga de estágio aberta após a saída da nossa estagiária (que foi levar a gestão do conhecimento e o design thinking para novos espaços de atuação! #orgulhodevcNathy)

Além da inovação, também temos ações e atividades relacionadas à pesquisa e gestão do conhecimento, o que nos leva a trabalhar em várias frentes com uma equipe pequena. Além disso, muitas pessoas ainda não são familiarizadas com o design thinking, abordagem que utilizamos de maneira intensiva no nosso laboratório de inovação. E fomentar a inovação e a gestão do conhecimento entre os servidores e colaboradores da Agência são grandes desafios!

Diante deste contexto, pensamos em como poderíamos fazer um bom processo seletivo. Exigir conhecimentos prévios em design thinking e gestão do conhecimento não parecia ser bom caminho e limitaria o número de possíveis candidatos. Fechar em uma formação específica também não parecia adequada até porque prezamos pelo aspecto multidisciplinar do time (temos servidores como formação em pedagogia, administração, comunicação social e psicologia).

Então tivemos dois insights interessantes: o primeiro é que o(a) novo(a) integrante precisaria conhecer um pouco de design thinking nem que tivesse que passar por algum tipo de preparação; e o segundo é que a nossa equipe, por estar imersa demais no contexto organizacional, talvez tivesse sua percepção limitada em pensar novas formas de enfrentar os desafios de fomentar a inovação, a pesquisa e a gestão do conhecimento.

A partir daí surgiu a seguinte ideia: fazer uma oficina de design thinking com universitários tendo como desafio inicial um problema real do Lab InovANAC com o objetivo de criar um portfólio de protótipos que podem virar soluções efetivas, servir como forma de apresentar e ensinar a abordagem e, de quebra, ser um elemento do processo seletivo de estágio.

Dessa forma, criamos uma oficina de design thinking com o seguinte desafio inicial: “Como podemos aprimorar as atividades de Gestão do Conhecimento, Pesquisa e Inovação na Agência Nacional de Aviação Civil?”

Abrimos a participação para qualquer estudante de graduação, mesmo aqueles que não estavam interessados no estágio, mas sim em conhecer e aprender sobre design thinking. Aqueles que desejavam concorrer à vaga de estágio deveriam enviar um currículo (que também era um critério de avaliação). E quem comparecesse à oficina receberia um certificado de participação, que a critério da universidade poderia ser aceito como horas complementares. Todo mundo que confirmou a participou recebeu, antes da oficina, um material sobre design thinking preparado especialmente por nós do Lab InovANAC.

No dia 22 de novembro de 2017 no Centro de Treinamento da ANAC foi realizada uma oficina de 4 horas de duração (que na prática durou 5 horas) com dez universitários e universitárias que aceitaram o desafio. Para a parte de observação (que é muito difícil de fazer em oficinas muito curtas), a equipe do Lab InovANAC desempenhou o papel de público-alvo a ser entrevistado pelos participantes.

Antes das perguntas, foram utilizadas ferramentas para descontruir o problema e instigar os participantes a construírem questionamentos pertinentes. E assim surgiram diversas perguntas sobre contexto organizacional da Agência, engajamento de servidores, características da inovação na Agência e até mesmo pedidos para falássemos das falhas que tivemos! E a partir destes aprendizados surgiram insights, desafios redefinidos e várias ideias.

No final, tivemos quatro protótipos que foram testados pela equipe do Lab InovANAC (e este feedback foi registrado, pois um protótipo no design thinking só tem valor se tiver lições aprendidas). Entre os protótipos apresentados tivemos: criação de um ambiente físico e também virtual (com gamificação) para incentivar o engajamento e a participação dos servidores, um aplicativo que pudesse reunir notícias, ações de gestão do conhecimento e inovação e funcionalidades de redes sociais, uma newsletter focada em inovação e gestão do conhecimento distribuída por e-mail e uma estratégia institucional com diversas ações integradas focadas gestores e líderes como o objetivo promover a inovação nas equipes de trabalho.

Todos estes protótipos, cabe destacar, foram construídos por pessoas que nunca trabalharam ou conheciam a fundo a ANAC. Ao final de tudo, o mais difícil foi escolher apenas uma única pessoa para integrar o nosso time (já que só tínhamos uma vaga).

Além enviar um e-mail de agradecimento a todos e todas que participaram e anunciar a Regina como a nova integrante do Top Team do Lab InovANAC, também mandamos as fotos tiradas na oficina e mais material complementar (e-books, toolkits, vídeos e templates de ferramentas) sobre design thinking. Individualmente, também foi enviado um e-mail com um feeback individual para cada participante.

Dessa forma, mais do que um processo seletivo de estágio ou uma aprendizagem prática sobre design thinking, o que fizemos juntos, equipe do Lab InovANAC e universitário(as), foi uma experiência de inovação aberta!

Caso queiram conhecer mais detalhes sobre as ações do Lab InovANAC e também trabalharmos em projetos conjuntos, basta enviar um e-mail para: gtgc.sgp@anac.gov.br

Rascunho automático 11

Rascunho automático 12

Rascunho automático 13

Rascunho automático 14

Rascunho automático 15

Posts Relacionados



1 Comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick