Risco, sorte e aprendizagem 3

Risco, sorte e aprendizado

14 de setembro de 2018
 |  Talita Dantas
O risco, em vez de inimigo, pode ser um grande parceiro do inovador.

Em grande medida, inovação é sobre correr riscos. Muitos desses riscos resultarão excelentes resultados. Outros, bem… nem tanto. Em alguns casos, atribuiremos o resultado, excelente ou não, à sorte ou à falta dela.

Via de regra, entendemos sorte ou azar como algo estritamente aleatório, fruto do acaso. Oferecendo uma outra perspectiva, Tina Seelig ensina que sorte é muito mais fruto da sincronicidade, da soma de uma série de pequenos eventos, de pequenos e inofensivos riscos que corremos, os quais somados nos levam ao êxito.

Correr pequenos riscos não é apenas dar à sorte, como ensina Tina, a chance de comparecer, mas também dar a si mesmo a oportunidade de melhorar naquilo que se gosta. Nesse sentido, Eduardo Briceño ressalta a importância de transitarmos entre a zona de desempenho e a zona de aprendizado.

Na primeira, buscamos a excelência e focamos em reduzir ao máximo os erros. Na segunda, ao contrário, temos necessariamente que nos abrir ao erro, para que possamos aprender com eles. Algo muito comum é nos esforçarmos para permanecer na zona de desempenho, negligenciando a zona de aprendizado, quando acreditamos já saber o suficiente e alcançamos um bom nível de resultados.

Paradoxalmente, ao fazermos isso, buscando manter um ótimo desempenho, acabamos experimentando uma queda nessa área. Daí a importância de nos arriscarmos a sair da nossa zona de conforto.

Sair da zona de conforto, implica admitir-se vulnerável. De acordo com Brené Brown vulnerabilidade é o berço da inovação, criatividade e mudança. Exige muita coragem, mas tem como recompensa a plenitude. Quanto você tem se arriscado? Quão autentico você tem se permitido ser? Quanto você tem vistado a zona de aprendizado? Quanto a “sorte” tem aparecido pra você? Que riscos você poderia correr para dar uma chance à sorte? Pense nisso!

0

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick