Equipe de inovação

Quer transformar seu serviço? Pergunte-nos como.

12 de janeiro de 2018
 |  Marcos Ricardo dos Santos

Em 2017, houve um grande esforço da Administração Pública em identificar todos os serviços que o governo federal oferta a cidadãos e empresas: o Censo de Serviços mapeou mais de 1.700 serviços da administração direta e indireta, na esfera federal. Esse trabalho realizado já está se revertendo em benefícios concretos. Os serviços descritos estão sendo revisados e incluídos no Portal de Serviços, um canal onde os cidadãos e empresas podem encontrar informações sobre como acessar serviços de todo o governo federal, independentemente de qual órgão ou entidade seja responsável por sua prestação.

Quer transformar seu serviço? Pergunte-nos como.

 

Listar os serviços é um passo importante, mas é possível ir além.

Queremos permitir a cidadãos e empresas não apenas obter informações, mas também solicitar o serviço de forma digital. Pelo censo, foi possível identificar que mais da metade dos serviços ainda são totalmente ou parcialmente não digitais.

Por isso, observando que há muito espaço para a transformação digital na Administração Pública, o Ministério do Planejamento contratou – e está oferecendo gratuitamente aos órgãos e entidades interessados – uma ferramenta completa de peticionamento, acompanhamento, notificação, fluxo de trabalho e avaliação, voltada para a automação de serviços.

Com essa ferramenta, temos condições de, em 60 dias, implantar essa solução completa, sem qualquer custo para o órgão/entidade– a não ser o entusiasmo e a vontade de melhorar o serviço aos usuários. Com essa nova tecnologia, entregamos dois serviços que já estão em operação: o serviço de credenciamento na Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários e a emissão de certificado de viagem internacional para cães e gatos, ambos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para se ter uma ideia, o serviço de viagens para animais de companhia atende a 10 mil pessoas por ano – era totalmente manual e, em pouco mais de 60 dias, passou a ser totalmente digital. Com isso, os usuários ganharam tempo e passaram a economizar 40% do custo para obter o documento. Para a Administração Pública, além da diminuição do trabalho, a mudança para o digital implicará uma economia de R$ 13 milhões por ano, somente neste serviço digitalizado.

Já iniciamos o processo de transformação de outros 30 serviços: no MAPA, no MDS, no MDIC, na Embrapa e na Agência Nacional de Mineração. Mas estamos abertos para receber novos pedidos dos órgãos e entidades interessados – e ajudá-los a deixar os serviços mais simples, ágeis e baratos.

A equipe de relacionamento da Plataforma da Cidadania Digital está à disposição para agendar uma apresentação das ferramentas que temos à disposição.

Vamos agendar uma visita? É só entrar em contato com a gente pelo e-mail cidadaniadigital@planejamento.gov.br.

Obrigado e um ótimo 2018 a todos!

100% digital

Posts Relacionados



1 Comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick