Psicologia ambiental para aumentar a criatividade

Psicologia ambiental para aumentar a criatividade

13 de fevereiro de 2019
 |  Izabel Garcia

O espaço à nossa volta influencia diretamente a maneira como pensamos. Assim, o estudo da psicologia ambiental nos dá algumas dicas de como podemos arranjar nosso ambiente de forma a propiciar pensamentos mais criativos. A regra geral é que a observação ou percepção de coisas distantes de nós estimula o pensamento abstrato. Já objetos ou conceitos próximos estimulam uma mentalidade concreta e voltada para detalhes. A partir disso, surge uma visão importante sobre a otimização do espaço criativo: Uma vez que a ideação em estágio inicial (pensar em brainstorming, esboços, primeiros rascunhos, etc.) se baseia em um pensamento abstrato e amplo, quanto maior for a nossa sugestão de distância espacial, mais predispostos ficaremos à formação de ideias.

E como podemos fazer o ambiente parecer mais amplo?

O espaço exterior dá a impressão de uma área interior maior. Assim, uma possibilidade é posicionar sua mesa de trabalho de forma a ter uma vista oblíqua, ou mesmo direta, de uma janela. De preferência uma janela com uma vista legalzinha, e não um prédio chapado na sua frente.

Caso isso não seja possível, um quadro ou retrato de uma vista já ajudam. Nossa mente é impressionista, e responde muito ao que as coisas significam, e não só ao que literalmente são.

Pintar as paredes de cores frias, como azul ou verde, também é uma forma de se ter a impressão de uma sala ampliada, ao passo que cores quentes (vermelho ou laranja), dão a impressão contrária.

Um pé-direito alto também dá a sensação de amplitude, contudo, isso é uma das coisas mais difíceis de se modificar no ambiente, né? Mas não tema, existem alguns truques óticos para dar essa impressão! Um papel de parede com listras verticais é uma ótima opção.  Cortinas que vão do teto até o chão também funcionam bem.

Gostou das dicas? Então agora é hora de redecorar! Leia o artigo original com mais ideias e explicações (em inglês) clicando aqui.

0

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick