Recupera boas práticas – “copy cat”

O projeto foi criado para abordar a questão da baixa recuperação de boas práticas entre os órgãos do setor público. Dentre as raízes do problema identificadas, destacam-se:

  • Vaidade;
  • Descontinuidade;
  • Síndrome “NIH” (“como não fomos nós que criamos a solução, vamos desconsiderá-la e reinventar a roda”);
  • Falta de comunicação;
  • Excesso de especialização; e
  • Estrutura muito verticalizada.

A questão da recuperação de boas práticas deve ser resolvida com o envolvimento da alta cúpula dos órgãos e entidades – e, é claro, com todos os integrantes das instituições, por meio de visitas.

Dentre as possíveis objeções ao projeto, foi identificada a questão da resistência à inovação como o principal risco e, por isso, é importante contar com aliados como as entidades que fomentam a inovação e que participam da Rede InovaGov.

Alguns imprevistos podem travar a resolução do problema, como, por exemplo:

  • Falta de adesão;
  • Mudança de gestão; e
  • Indexação ruim dos conteúdos.

Nesses casos, uma alternativa de solução seria a setorização da ideia.

São objetivos identificados para o projeto:

  • Geral – Disponibilização de ambiente para compartilhamento de boas práticas no setor público;
  • Específicos:
    • Viabilizar a cooperação e troca de conhecimento dos membros da rede InovaGov sobre práticas específicas;
    • Aglomerar práticas das diferentes esferas e poderes sob um mesmo prisma;
    • Permitir a recuperação de práticas e das experiências de quem as implementou em um mesmo ambiente.

Como resultados já alcançados pelo projeto, foi realizado um benchmarking de ferramentas potenciais a serem utilizadas na solução a ser ofertada.

Em relação às etapas já concluídas, citamos o resgate de plataforma inicialmente elaborada com essa finalidade no âmbito da Justiça Federal, para customização para a Rede InovaGov. O projeto encontra-se discutindo como fazer tal customização e os próximos passos preveem a promoção de um encontro com membros do grupo, para apresentação do ambiente inicial e proposta de customização.

Participantes do projeto:

  • LÍDER: Leonardo F. de Oliveira – CJF – 3022-7191 – oliveira@cjf.jus.br
  • Mônica Regina F. Antunes – CJF – 3022-7094 / 99215-5191 – monicaantunes.arq@gmail.com / mantunes@cjf.jus.br / obras@cjf.jus.br
  • Jean Carlo B. de Oliveira – CJF – 3022-7350 – oliveira@cfj.jus.br
  • Roseli Dias B. Farias – MP – 2020-1094 – farias@planejamento.gov.br
  • José Roberto P. Ferretti da Costa – TRF1 – 98152-0022 / ferretti@trf1.jus.br
  • Ana Cláudia B. Mendonça – TST – 3043-3487 – anacbm@tst.jus.br
  • Lucilene F. da Silva Lopes – MP – 2020-8694 – lucilene.silva@planejamento.gov.br

PROJETO DESCONTINUADO. CASO TENHA INTERESSE EM RETOMAR O PROJETO, ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL: inova.setorpublico@gmail.com

Conheça os participantes do Projeto

  • Questão crítica

    "Baixa recuperação de boas práticas entre os órgãos do setor público".
  • Síndrome “NIH"

    “Como não fomos nós que criamos a solução, vamos desconsiderá-la e reinventar a roda”.
Agencia Mobidick