Gestão de filas no SUS: inovação e efetividade

O projeto tem como objetivo principal a qualificação da fila de espera para consultas e/ou exames especializados, notadamente para aqueles que são escassos e estratégicos dentro da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF). Neste contexto, objetiva-se reorganização das filas de espera de forma que o paciente que mais precise seja atendido de forma mais rápida e que aquele que não tem indicação clínica para a realização do mesmo ou aquele cujo problema possa ser resolvido pelas equipes de atenção primária – saúde da família sejam retirados dessa fila. Assim, trabalhar-se-á de forma a pautar todo o processo por critérios de equidade, transparência e de posicionamento do paciente no melhor local para atendimento. Assim, difundiremos o conceito de “paciente certo, na hora certa e no local certo”. Os recursos a serem utilizados já são os profissionais da SESDF mas para que o processo seja catalisado é necessário a organização de parcerias de modo a promover a automação do processo e com isso mais agilidade. As entregas associadas estão relacionadas à “filas de espera qualificadas” e dependem de quais recursos/parceiros teremos para o desenvolvimento do projeto. Há a necessidade premente de qualificar a fila de solicitação de densitometria óssea (hoje com mais de 14 mil solicitações, muitas equivocadas). O prazo estipulado para a entrega dessa fila qualificada é junho/2018.

Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui.

Conheça os participantes do Projeto

Agencia Mobidick