Estudo sobre o Sistema de Inovação do Setor Público

O projeto tem como objeto a realização de um estudo sobre o sistema de inovação do setor público do Brasil, com foco na compreensão desse sistema e sua capacidade de identificar, testar, aplicar, incorporar e aprender a partir de abordagens inovadoras que atendam às necessidades e ambições dos seus cidadãos e do governo brasileiro. O estudo será conduzido pela Divisão de Reforma do Setor Público da Diretoria de Governança Pública e Desenvolvimento Territorial da OCDE, e resultará em um Relatório detalhando os resultados encontrados.

No Brasil, o tema da inovação no setor público tem chamado atenção de múltiplos atores e órgãos governamentais. Vários órgãos têm se voltado ao fomento de práticas inovadoras aplicadas à melhoria da gestão e da prestação de serviços, como também à intensificação da interação com a sociedade, a academia e organizações do setor privado. No entanto, os sistemas de inovação são dinâmicos, evoluem ao longo do tempo. O serviço público brasileiro, por sua vez, caracteriza-se por uma estrutura de decisão altamente fragmentada, com ministérios independentes e mecanismos de coordenação centrais limitados e alto grau de formalização e controle.

Apesar dos esforços para criar um ambiente que recompensa o pensamento inovador e incentive novos modos de atuação no setor público brasileiro (por exemplo, laboratório GNova e Rede InovaGov), nota-se que as iniciativas são isoladas e ainda não produzem o efeito estrutural desejado. É essencial que a inovação seja entendida como um motor de mudança e transformação no modo de atuar do setor público e de seus servidores. Para que a inovação seja de fato viabilizada e favorecida no setor público, é fundamental estudar e compreender o seu ecossistema, que inclui a estrutura normativa, os atores envolvidos e a configuração de seus relacionamentos, as barreiras e incentivos existentes, para que se tenha subsídios sobre as ações que podem ser realizadas para que todo o seu potencial seja explorado e disseminado no Brasil.

Diante disso, surge a oportunidade de realização de estudo em parceria com a OCDE cujo objetivo principal é fornecer informações sobre a seguinte questão: “Como a administração pública brasileira pode fortalecer sua capacidade de identificar, testar, aplicar, incorporar e aprender, de forma contínua e consistente, a partir de abordagens inovadoras que atendam às necessidades dos cidadãos e do governo brasileiro?”

O Review irá combinar análises de documentos e relatórios oficiais do Brasil, contribuições de diversos servidores públicos, incluindo entrevistas com servidores de vários níveis hierárquicos e diferentes posicionamentos em relação à inovação, entrevistas com grupos-chave de stakeholders (aqueles que interagem ou são afetados diretamente pelo sistema de inovação do setor público brasileiro), oferecendo, ao final, um panorama do sistema e sugestões para seu possível aprimoramento.

 

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Agencia Mobidick