Problemas em sua cidade? Fale diretamente com o prefeito!

Problemas em sua cidade? Ligue para o prefeito!

13 de julho de 2018
 |  Manoela Hartz

Imagine a cena: o número do celular do prefeito de uma cidade está destacado em amarelo na parte superior de sua página no Facebook. “Se você precisar de alguma coisa, meu número pessoal é XXX”.

Pois bem, é algo real que se passa nas Filipinas. Este prefeito da cidade de Cebu resolveu fazer os cidadãos sentirem que suas queixas são ouvidas. Qualquer um pode ligar para ele ou escrever mensagens a qualquer hora do dia. Isso o leva a estar constantemente ativo em redes sociais, frequentemente publicando atualizações sobre suas resoluções e respondendo às reclamações dos cidadãos em minutos.

De acordo com a equipe da prefeitura da cidade, para se construir uma cidade inteligente é preciso garantir que os cidadãos sejam ouvidos. E isso não ocorre sem participação e interação. Nesse sentido, atualmente há tratativas para a construção de um aplicativo onde os cidadãos poderão enviar reclamações e solicitações – seja para pagar por um serviço, solicitar uma coleta de lixo ou notificar problemas com a iluminação pública – e que funcionará como uma plataforma onde o governo e os cidadãos poderão interagir melhor.

Além desse contato direto entre governo e cidadãos, a cidade vem inovando sob vários outros aspectos. Cebu é uma cidade universitária com estudantes de toda a região e que freqüentemente não têm acesso a áreas de estudo adequadas. Em resposta, a cidade tornou-se a primeira no país a abrir uma biblioteca pública que funciona 24 horas com wi-fi gratuito.

Apesar de ser a segunda maior cidade das Filipinas, Cebu não contava com uma rede de transporte público organizada até recentemente. Agora, tornou-se a primeira cidade do país a configurar um sistema de BRT e buscou no exterior aprender com a experiência de outros países. Enquanto planejava o projeto, o prefeito visitou a cidade de Curitiba, no Brasil, e Bogotá, na Colômbia, conhecida por possuir uma das maiores redes de ônibus do mundo.

Essa busca incessante por novas ideias para enfrentar seus maiores desafios tem feito com que Cebu seja reconhecida como uma cidade inovadora, inteligente. E do jeitinho como manda o figurino: ouvindo bastante o cidadão, interagindo, compartilhando ideias e desenvolvendo soluções colaborativas.

Saiba mais!

 

0

Posts Relacionados



0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick