Primeiro serviço público automatizado!

Primeiro serviço público automatizado!

24 de novembro de 2017
 |  Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro

A equipe da Coordenação-Geral de Inovação Tecnológica (CGIT) está trabalhando na fase final para disponibilizar ao cidadão o primeiro serviço público federal digitalizado (ou digitizado, como preferirem) com o uso de uma ferramenta de automação de processos: o Certificado Veterinário Internacional (CVI), documento emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que autoriza o transporte de cão ou gato de estimação para outros países.

Vários desafios foram impostos à equipe, tais como o trabalho à distância com os interlocutores do MAPA que atuam fora de Brasília, o início da gestão do contrato com o fornecedor da ferramenta, as integrações entre vários sistemas ainda em desenvolvimento, entre outros. Outros virão, como a implantação do serviço em todo o país, com mudanças significativas do ponto de vista de eficiência administrativa.

Contudo, pudemos experimentar a metodologia de apoio aos órgãos gestores de serviços públicos criada pela própria CGIT e executada no CVI e em outros quatro processos de automação do MAPA. Obviamente, a experiência nos forneceu vários insights para aperfeiçoamento da metodologia, mas foi possível também validar a sua eficácia em casos reais de automação de serviços públicos.

Por fim, como ponto de melhoria, sugerimos que a automação de serviços seja realizada concomitante ao esforço de simplificação do processo de prestação do serviço público, de olhos e ouvidos abertos ao principal ator desse processo, o cidadão brasileiro.

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