Primeiro Hackaton do Sertão

Primeiro Hackaton do Sertão

24 de outubro de 2017
 |  Izabel Garcia

Post de Ines Souza, migrado para a plataforma por Izabel Garcia

O primeiro hackaton do sertão aconteceu na 7a Feira do Empreendedor do Sebrae na cidade de Patos, no sertão da Paraíba, entre os dias 05 e 08 de outubro. O evento foi aberto a estudantes de graduação de cursos de Tecnologia da Informação e interessados em contribuir com soluções digitais para a cidade de Patos.

Durante os quatro dias do evento, cerca de 50 participantes tiveram a oportunidade de trabalhar com abordagens como o design thinking, para pensar soluções inovadoras para o município. Para um dos organizadores, Breno Alencar, o evento foi uma oportunidade para fomentar a cultura da participação cidadã na melhoria dos serviços públicos. Foi também um momento para mostrar aos administradores públicos a importância do uso de dados abertos. “Senti que alguns dos participantes estavam emocionados em poder fazer a diferença na sua cidade”, comentou Breno.

No último dia do evento aconteceu a premiação dos projetos desenvolvidos. O primeiro lugar ficou com o projeto “Foco Certo”, uma aplicação web voltada para a saúde pública que facilita a visualização de dados pelos gestores. A ideia foi desenvolvida com o intuito de ajudar a gestão municipal na tomada de decisões estratégicas relacionadas ao uso de recursos públicos destinados à saúde do município, objetivando a diminuição de ocorrência de doenças por região setorial e beneficiando toda a população com um melhor controle de epidemias. O segundo lugar ficou com o “Pain Book”, aplicação web que serve como uma espécie de ouvidoria para as insatisfações da comunidade; e o 3º lugar com o “Eugênio”, projeto na área de educação.

O que é um hackaton?

A palavra hackaton é resultado da combinação entre os termos hack (e especificamente o verbo to hack, no sentido de programar com expertise) e marathon (maratona). É uma competição em que programadores, designers e demais interessados se juntam e ficam em imersão, numa troca interdisciplinar, para pensar e dar ao menos um start numa ideia inovadora. Não se limita à produção de software, é empregado por diversas empresas ao redor do mundo na criação de soluções alternativas para problemas.

Na área pública, o hackaton é uma oportunidade à exploração de dados abertos. É uma maratona para dar maior visibilidade a ação de transparência pública, bem como possibilitar o engajamento da sociedade civil na utilização desses dados.

Para você, o  hackaton é um bom modelo a ser disseminado no serviço público?

Fonte: Sebrae/PB

Posts Relacionados



1 Comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick