Por que seu chefe odeia quando você pede permissão para inovar?

18 de abril de 2016
 |  Coordenação Sustentação DEIOP
Quando você pede ao chefe permissão para inovar, o que você está dizendo na verdade é: se der errado, a culpa e sua; se der certo, o crédito é meu. Logo, claro que o seu chefe não te deixa fazer o que você quer, pois ele tem muito mais a perder do que ganhar. 
Pessoas que estão em posições diferentes na empresa/órgão têm objetivos diferentes, e isso afeta a forma como a inovação é percebida por cada um. Na maioria das vezes, o objetivo dos gerentes é manter as atividades funcionando, sem disrupções. Eles têm menos interesse em correr riscos. Já as pessoas de mais alto escalão têm interesse não só em manter o negócio, mas também fazê-lo crescer e evoluir. É a diferença entre a mentalidade de gerência e a mentalidade de liderança. 
Então, o que você pode fazer para conseguir a permissão do seu chefe?
1) Envolva-o na discussão: Não pense na liderança como pessoas que simplesmente dizem sim ou não, ou é isso que ela vai se tornar. Envolva-a no desenvolvimento da ideia, não só criticando, mas também acrescentando e refinando suas sugestões.
2) Diminua o risco percebido: As ideias normalmente começam de forma bruta, e precisam ser refinadas por meio de experimentação e feedback. Então, em vez de pedir permissão para desenvolver uma ideia, informe seu chefe de que, com pouco orçamento e em pouco tempo, é possível ter uma noção de se a ideia irá funcionar ou não. 
3) Escolha o momento certo de abordá-lo: Seu chefe precisa estar receptivo a novas ideias. Não adianta abordá-lo no momento em que ele está “apagando um incêndio”, porque essa não será uma prioridade para ele.
0

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

INOVAGOV

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick