Pesquisas sobre os resultados dos Concursos de Inovação da ENAP

09 de junho de 2015
 |  Coordenação Sustentação DEIOP
No espírito da expressão “Relembrar é viver”, eu recordo que, em 2010, a ENAP publicou duas pesquisas sobre as iniciativas premiadas no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Os textos são intitulados:
1) “Sustentabilidade de iniciativas premiadas no Concurso inovação: indícios de mudança da gestão no governo federal?”; e
2) “Disseminação de iniciativas inovadoras premiadas com Concurso Inovação na Gestão Pública Federal (1996 – 2006)”.
Conforme divulgado pela ENAP, à época:
O primeiro estudo identificou o grau de permanência das iniciativas inovadoras premiadas entre 1996 e 2006 em seus órgãos de origem, assim como os fatores que favoreceram ou dificultaram essa continuidade. Das 138 iniciativas pesquisadas (equivale à amostra de 51% do total de premiadas), verificou-se que 99 (71,7%) delas continuavam em funcionamento, 10 (7,25%) foram extintas e sobre 29 iniciativas (21,01%), não se obteve informações. Os números mostram que grande parte das inovações permanece ativa, apesar das trocas de governo e das equipes. De acordo com o estudo, pode ser um indício de que está em curso uma importante mudança na gestão pública federal.

O segundo, busca averiguar se as iniciativas premiadas foram, de alguma forma, adotadas em outras instituições, as condições que favoreceram a disseminação e o papel do Concurso Inovação nesse processo. Constatou-se que houve maior disseminação quando estiveram presentes fatores como a inserção dos responsáveis pelas iniciativas em rede, capacidade de articulação com a sociedade, respaldo dos usuários pelos resultados alcançados, preocupação em divulgar informações sobre a concepção, gestão e evolução das iniciativas e sintonia da ação com a prioridade da agenda governamental.
Os textos foram armazenados em um único arquivo e estão disponíveis para leitura no endereço eletrônico

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick