Oficina Inovando Juntos: breve relato com fotos

29 de abril de 2016
 |  Coordenação Sustentação DEIOP
Dia 27/04 ocorreu na Enap a Oficina “Inovando Juntos”, contando com cerca de 40 participantes, representantes de 20 órgãos da Rede de Inovação no Setor Público – InovaGov. A professora alemã Sabine Junginger, PhD em Design, foi a facilitadora do evento. 
Fala de abertura do representante da União Europeia
Facilitadora Sabine e seu intérprete
Os participantes super atentos!
Para a primeira atividade, networking, os participantes foram convidados a abordar uma pessoa desconhecida e iniciar uma conversa com base em determinadas provocações preparadas pela facilitadora. Na segunda atividade, os participantes foram levados a refletir sobre as diversas redes nas quais estão inseridos. Cada um construiu seu próprio mapa de relacionamentos e, depois, o compartilhou com o restante do grupo.

Mapeamento das redes. É “pavê” ou “pacomê”?
Grupos de discussão
Participantes avaliando os trabalhos produzidos.

Bolhas de sabão para os grupos avisarem que concluíram a atividade.

As próprias pessoas perceberam que é fundamental ampliar suas redes, de modo a incluir também empresas, academia e sociedade civil, pois, de modo geral, essas entidades pouco apareceram nas redes descritas. 
À tarde, trabalhou-se com desafios específicos, os 9 projetos mobilizadores que já haviam sido identificados no encontro anterior: Plataforma; Pesquisas e estudos; Capacitação; Custos e impactos de projetos de inovação; Metodologia para inovação; Poder (feriado) normativo; Articulação de iniciativas e programas para inovação aplicada a programas de governo, Participação social e Poder de compra do Estado na aquisição de inovação. 
Os participantes escolheram o tema com que tinham mais afinidade e discutiram sobre o que poderiam fazer para concretizá-los. O objetivo foi identificar qual deve ser o próximo passo e muitos participantes já iniciaram troca de emails para a continuação dos projetos.

Materiais: papéis, post-its, canetas, garrafa com glitter, papel comestível… só o básico!
Estacionamento de celulares, para que os participantes possam se concentrarem nas atividades.

 Confira na semana que vem o vídeo com depoimentos dos participantes e da Facilitadora Sabine!

0

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick