Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 18

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas

06 de novembro de 2018
 |  Adriana Aquini

Como a ideia surgiu

A área de Comunicação dos Correios de SC realiza uma atividade de grande importância para a empresa e sociedade, que é promover ações de interação com o público externo. Uma destas ações é receber grupos de estudantes universitários e crianças, sejam públicas ou particulares, com interesse em conhecer a empresa.

Quando conhecemos o projeto ESAG Kids, tivemos a ideia de inovar no processo de receber os “pequenos” visitantes, incluindo novos elementos transformando a visita aos Correios numa experiência de maior valor para todos os envolvidos: a escola, os professores, pais, empregados dos Correios e especialmente as crianças. Outra necessidade que identificamos era proporcionar aos filhos e/ou familiares de funcionários e terceirizados a oportunidade de conhecerem os Correios, fortalecendo o vínculo da família do empregado com a empresa.

Então, em parceria com a ESAG Kids, criamos a ação “Visita aos Correios e Oficina de Inovação e Empreendedorismo Mirim”. Siga lendo nosso artigo para conhecer mais sobre a experiência e o que aprendemos com esta “aventura”.

Conhecendo o ESAG Kids

O projeto ESAG Kids é um programa de extensão da Universidade Estadual de SC (UDESC) iniciado em 2014, que já impactou a vida de mais de 7000 crianças na faixa etária entre 8 e 12 anos. As crianças participam de oficinas lúdicas, em que são abordados temas como empreendedorismo, inovação, sustentabilidade, educação fiscal, entre outros. Através de jogos e atividades práticas, como criar seus cartões de visitas ou elaborar planos para melhorar o mundo usando o Canvas Kids, as crianças desenvolvem habilidades e competências emocionais e sociais. A metodologia foi criada pelo Professor Eduardo Jara, coordenador do projeto e professor da UDESC. O ESAG Kids já recebeu muitos prêmios, dentre eles:

– Finalista do Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense em 2017: http://www.esag.udesc.br/?idNoticia=19045

– Foi considerada uma das 20 melhores práticas de inovação social no setor público, prêmio concedido no ELIS 2018 (Encontro Latinoamericano de Inovação Social no setor público): https://www.wegov.net.br/wegov-sedia-encontro-da-america-latina-o-elis-2018/

– Prêmio Uniplaces Scholarship 2017. Vencedor entre mais de 1500 trabalhos de 158 países diferentes. http://blog.uniplaces.com/winners-uniplaces-scholarship-2017/

O início da parceria entre Correios e o ESAG Kids

Em janeiro/2018 iniciamos as tratativas de formalizar a parceria entre Correios e o ESAG Kids. Demos início a produção de um conteúdo específico sobre os Correios (páginas 20, 41-44, 164) para a nova versão do Manual do Empreendedor Mirim, que estava “saindo do forno”.

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 6 Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 7

Páginas do Manual que constam os Correios. Fonte: Manual do Empreendedor Mirim

Os temas abordados no Manual são de uma riqueza única (conteúdos, enigmas e jogos sobre sustentabilidade, ética, inovação, empreendedorismo, planejamento, economia criativa, administrador público do futuro, etc), sendo tudo foi cocriado e revisado colaborativamente por voluntários e parceiros do ESAG Kids! Vejam que legal o resultado: https://issuu.com/esagkids1/docs/manual-empreendedor-mirim-2ed-v-pre

 

Visita aos Correios e a oficina de inovação e empreendedorismo para as crianças

A próxima ação da parceria foi realizar o evento para as crianças nos Correios. A ideia foi prototipar a atividade com filhos/familiares de empregados, para depois ampliar para alunos de escolas. Demos os primeiros passos mobilizando várias áreas internas e planejando as atividades, e fizemos 2 turmas com 15 crianças.

O evento teve 3 horas de duração, com 6 momentos:

  • Acolhida das crianças e entrega dos kits do empreendedor mirim (manual, kit Correios, dado, cartilhas, etc)
  • Visita a agência dos Correios;
  • Visita ao Centro de Triagem de Cartas (CTC) e a máquina de triagem de cartas;
  • Visita ao Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) – Barreiros/São José/SC
  • Lanche
  • Oficina de inovação e empreendedorismo facilitada pelo Professor Eduardo Jara, coordenador do projeto ESAG Kids.

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 10

Leitura atenta do Manual durante a atividade nos Correios

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 11

No Centro de Distribuição Domiciliar Barreiros, as crianças interagiram com os carteiros e conheceram sobre a triagem manual de cartas

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 12

No Centro de Triagem de Cartas, a máquina de triagem aguçou a curiosidade dos pequenos

Durante as visitas aos locais, as crianças preenchiam o check-list do minitour pelos Correios, para memorizarem com maior facilidade os lugares visitados.

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 4

A última etapa do evento foi a oficina em si, momento em que as crianças assistiram um vídeo sobre selos e começaram a explorar o Manual do Empreendedor Mirim com a facilitação do professor Jara:

  • Vivenciaram o jogo “Qual sua história?” – páginas 78-79 do Manual
  • Trocaram ideias com o professor sobre seus sonhos e a profissão que desejam ter no futuro. Nesse momento, conhecemos um pouco mais sobre nossos futuros jogadores de futebol, uma cientista e até uma espiã!
  • Preencheram e trocaram cartões de visitas
  • Aprenderam sobre o Raio-X a anatomia do empreendedor – páginas 114-115

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 2

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 19

Cartão de visita que as crianças preenchem na Oficina

E, finalmente, construíram seus Canvas Kids com a ajuda dos mentores (empregados voluntários). As crianças foram estimuladas a imaginar os Correios no futuro e criar algo para melhorar a empresa. E assim, com toda a sua criatividade e genialidade, apresentaram muitas ideias: bicicleta que recarrega com luz do sol e da lua, robôs para deixar as entregas mais rápidas, máquinas de teletransporte, pílula de invisibilidade para os cachorros não verem (e morderem) os carteiros, drones e um skate voador para entrega de encomendas.

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 22

Canvas Kids. Fonte: Manual do Empreendedor Mirim (página 212)

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 8

Participação na elaboração de planos para o Correios do futuro

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 15Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 1

Professor Eduardo Jara conduziu a oficina em que as equipes apresentaram suas ideias

Encerramos a oficina com muita alegria ao lado dos nossos pequenos, e uma imensa felicidade por contribuir um pouquinho para sua formação como adultos mais conscientes das suas responsabilidades e potenciais. Terminamos a atividade com a presença dos familiares e a entrega dos certificados de Empreendedor Mirim para as crianças.

 

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 20

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 21

A conquista do certificado de empreendedores mirins – turmas 1 e 2

E assim contamos a história dessa parceria, desejando que ela cresça e perdure por muito tempo. Sabe por quê? Porque acreditamos no poder das parcerias entre as instituições públicas para impactar positivamente na vida das pessoas e apoiar a educação empreendedora. Além disso, temos muito o que aprender com as novas gerações para compreender o presente, superar os desafios para se inovar no governo e assim projetar um novo futuro possível e desejável dos serviços públicos.

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 17

Oficina de inovação e empreendedorismo para crianças – uma parceria entre instituições públicas 23

Enfim… Duas imagem quem valem mais que mil palavras

Quer se tornar um parceiro e embaixador do ESAG Kids? Manda um e-mail pra gente: esagkids@gmail.com

Saiba mais:

https://www.facebook.com/SCemAcao/videos/1946422028974101/

https://www.facebook.com/esagkids/

0

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick