O que significa um

O que significa um “bom serviço”?

19 de junho de 2018
 |  Manoela Hartz

Lou Downe, Diretora de design do gov.uk, trouxe algumas respostas à esta pergunta.

Ela constatou que ainda não foi desenvolvida uma linguagem para comunicar o que ser quer alcançar quando se desenha determinado serviço. Ao invés disso, projetar um bom serviço costuma  implicar em consultas a inúmeros livros e participação em cursos cheios de diagramas e metodologias, mas sem responder à pergunta mais básica: o que é um bom serviço?

É claro que precisamos de designers profissionais de serviços para projetar bons serviços. Mas também são necessários designers profissionais que entendam os padrões que estão tentando alcançar. O “pulo do gato”, então, é compreender e definir padrões.

Lou menciona 15 princípios relacionados a um bom design de serviços, baseados em anos de trabalho em serviços ruins e na tentativa de se construir alguns bons.

Ah, e se você quiser contribuir com insights, há um arquivo aberto no Google Docs para compartilhar ideias.

Seguem abaixo os 15 princípios que envolvem um bom design de serviços:

1. Permitir que o usuário conclua o resultado planejado

2. Ser fácil de encontrar

3. Explicar claramente seu propósito

4. Definir as expectativas do usuários sobre o serviço

5. Ser imune às estruturas organizacionais

6. Exigir o mínimo de etapas mínimas para sua conclusão

7. Ser consistente em todas as etapas

8. Não contar com “becos sem saída”

9. Ser igualmente utilizável por todos

10. Responder rapidamente às mudanças

11. Operar de forma familiar

12. Incentivar comportamentos adequados de usuários e funcionários

13. Explicar claramente por que uma decisão foi tomada

14. Facilitar a assistência humana

15. Não exigir conhecimento prévio para o seu uso

Mais detalhes aqui!

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