Jovem, ousada, trabalha duro, ambiciosa e gosta de incentivo: o nome dela é... “start up” 1

Jovem, ousada, trabalha duro, ambiciosa e gosta de incentivo: o nome dela é… “start up”

22 de junho de 2019
 |  Josivania Farias

 

Recentemente, tivemos um artigo publicado na Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, o artigo intitulado: “INCENTIVE PROGRAMS TO PROMOTE STARTUPS: A BRAZILIAN CASE”

Trata-se de um estudo que teve como objetivo verificar efeitos de programas de incentivo à inovação no desenvolvimento de uma startup de carpooling do Distrito Federal brasileiro. Foi realizado um estudo de caso em que a startup recebeu apoio de programas de incentivo à inovação. Os gestores da startup foram entrevistados com o intuito de avaliar a confluência dos programas às necessidades do empreendimento. O artigo enfoca inicialmente o processo de desenvolvimento de startups e políticas para incentivar a inovação. Além disso, são discutidas as políticas estabelecidas que norteiam a relação entre o setor público e o empreendedorismo em inovação. Finalmente, é apresentada a avaliação da confluência e aplicabilidade dos programas de incentivo às necessidades de inovação, desenvolvimento e consolidação da startup analisada.

O estudo analisou ou, até mesmo, pode-se dizer que contrapôs as perspectivas dos gestores e os fatores de incentivo – investimento, mentoria e apoio à inserção mercadológica de que dispunha a start up – caso desse estudo. Os resultados mostraram que assistência financeira, capacitação gerencial e networking institucional contribuíram para o desenvolvimento da startup. O estudo oferece uma análise de fatores para o desenvolvimento de startups e talvez possa trazer alguma contribuição ao aprimoramento dos programas de incentivo à inovação.

 

O trabalho foi feito a oito mãos, por quatro autores (Francisco Moreira, Isabela Martins, Bruno Pereira e Josivania Farias), todos nós vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UnB. Portanto, se quiserem conhecer a pesquisa, basta acessar o trabalho completo por meio do link: http://periodicos.uff.br/pca/article/view/27491

 

Boa leitura!

0

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick