O Futuro do Trabalho

O Futuro do Trabalho

05 de novembro de 2018
 |  Manoela Hartz

O novo relatório do Fórum Econômico Mundial, The Future of Jobs, lançado em setembro, traz informações e previsões interessantes que podem afetar diretamente a vida de milhões de trabalhadores. A 4ª Revolução Industrial vem interagindo com novos fatores socioeconômicos e demográficos, o que provoca mudanças nos modelos de negócios de todas as indústrias e, consequentemente, disrupções no mercado de trabalho. Surgem, então, novas categorias de empregos e as habilidades necessárias em determinadas ocupações mudarão, transformando o modo como as pessoas trabalham.

Segundo a pesquisa, baseada nas opiniões de executivos de negócios, diretores de estratégia e de recursos humanos e também em dados oferecidos pelo LinkedIn, até 2025, as máquinas desempenharão mais funções do que os seres humanos no mundo do trabalho. Porém, o cenário não é tão catastrófico: a revolução tecnológica que colocará os robôs em tarefas que antes pertenciam às pessoas criará 58 milhões de novos empregos nos próximos cinco anos. O relatório analisou 20 economias desenvolvidas e emergentes e mais de 300 empresas de diversos setores, representando cerca de 15 milhões de funcionários e 70% do PIB mundial.

Uma das principais conclusões do estudo é a de que os governos, empresas e trabalhadores devem planejar e implementar uma nova visão sobre o mercado de trabalho no contexto da 4ª Revolução Industrial. Há a necessidade de requalificação da mão de obra, que se tornará cada vez mais cara e especializada e, por outro lado, os trabalhadores precisarão investir bastante em aprendizado para passar por essa transição.

Portanto, a agenda das políticas públicas deve se voltar para o aprimoramento do sistema educacional, com o incentivo a um ecossistema de aprendizagem constante. É indispensável estimular a criação de novos postos de trabalho e gerenciar o impacto social de todas essas transformações.

Acesse o relatório completo aqui!

0

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick