No ar! Serviços públicos em números

No ar! Serviços públicos em números

22 de janeiro de 2018
 |  Renata Lyra R. Oliveira

 

Conheça o Painel de Monitoramento de Serviços – ferramenta que permite que o cidadão e o órgão público observem o comportamento dos serviços prestados por órgãos e entidades federais.

 

Finalmente, após meses de trabalho e muita persistência, o Ministério do Planejamento lançou o Painel de Monitoramento de Serviços – uma ferramenta que reúne dados sobre a prestação dos serviços públicos disponíveis no Portal de Serviços. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Governo Federal para oferecer mais inovação, eficiência e qualidade na entrega dos serviços públicos, por meio da digitalização dos serviços. A ferramenta de monitoramento é um dos componentes previstos na Plataforma de Cidadania Digital, instituída pelo Decreto nº 8.936/16.

Por meio do Painel, o usuário pode visualizar a quantidade de serviços disponíveis no Portal, a quantidade de serviços que possuem todas as etapas digitais e também quantas etapas digitais cada serviço tem. Outras informações disponíveis são o tempo médio de atendimento; as avaliações positivas sobre as informações; e a quantidade de manifestações do formulário “Simplifique!” (estabelecido pelo Decreto 9.094/17), que permite aos cidadãos a sugestão de melhorias e inovações na prestação dos serviços públicos.

Uma novidade da ferramenta é que ela permite a visualização das informações sobre os serviços por meio de listas contendo os dados agrupados por serviço específico e por órgão. É importante ressaltar que os números do Painel são apresentados na forma de médias simples e totais gerais, sem a aplicação de técnicas estatísticas para o refinamento desses dados. Portanto, trabalhos analíticos mais apurados, estudos estatísticos ou cientificamente rigorosos podem ser feitos a partir do download das planilhas (disponíveis em formato CSV e Excel) e a utilização dos dados de forma livre.

Além de ser uma ferramenta de transparência e controle social, o Painel é uma importante fonte de informações para tomada de decisão e para que os gestores dos serviços possam promover a simplificação e a melhoria contínua dos processos e do atendimento ao cidadão, com saltos de qualidade.

Por exemplo, de acordo com o Painel, menos da metade (43%) dos serviços disponíveis hoje no Portal de Serviços possuem todas as etapas ou interações com o usuário em meio digital. Isso indica que ainda há muito trabalho a ser feito por parte da Administração Pública para viabilizar a transformação digital e a entrega de serviços mais ágeis para os cidadãos. Outro dado interessante que agora está visível para todo mundo: o Painel mal nasceu e já foram contabilizadas mais de 20 manifestações do formulário “Simplifique!” (também recém lançado), classificadas como solicitações de simplificação ou reclamações (nenhuma denúncia, ainda). Para o universo atual de 687 serviços publicados no Portal, é um bom sinal de que os usuários estão participando e contribuindo para a simplificação dos serviços.

Esse foi o primeiro passo. Futuramente, com a disponibilidade de maior volume de dados, será possível vincular séries históricas e outros indicadores já previstos, como: volume de solicitações, taxa de atendimentos concluídos, custo do serviço para o cidadão e nível de satisfação dos usuários com o serviço prestado. Para isso, o Painel passará por evoluções constantes com o objetivo de fornecer uma análise cada vez mais completa sobre os serviços.

 

Posts Relacionados



1 Comentário

Deixe um comentário:

INOVAGOV

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick