NCIM/SEPLAG-MG realiza oficina de Design Thinking sobre fomento à inovação no setor público

27 de outubro de 2017
 |  Rodrigo Narcizo

De 23 a 25 de outubro de 2017, na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), servidores do Governo do Estado de Minas Gerais participaram de oficina com o uso da abordagem do design thinking voltada ao desafio: “Como podemos fomentar a gestão de projetos inovadores para o setor público?”.

A realização da oficina foi resultado da colaboração entre o Núcleo Central de Inovação e Modernização Institucional (NCIM) da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) do Governo do Estado de Minas Gerais e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no âmbito da colaboração promovida pela Rede InovaGov para a inovação no setor público brasileiro.

O fomento à inovação no setor público é um desafio não apenas do Estado de Minas Gerais, mas do setor público brasileiro como um todo e a colaboração entre órgãos e entidades públicas para o enfrentamento desta questão é essencial para a obtenção de resultados.

A abordagem do design thinking é centrada no ser humano e tem como base os valores de empatia, colaboração e experimentação, tendo como objetivo buscar soluções para problemas, transformando ideias em ações concretas, a partir de protótipos. Assim, os servidores que participaram da oficina foram estimulados a discutir o desafio inicial, descobrir novos insights, gerar ideias, criar e testar protótipos para posteriormente aprimorá-los, até transformar a ideia original em uma alternativa viável e possível de solucionar o desafio proposto.

Os interessados em conhecer mais informações sobre a oficina e demais ações do governo de Minas Gerais para a promoção da inovação pública, como a Comunidade de Simplificação, podem entrar em contato com Núcleo Central de Inovação e Modernização Institucional (NCIM/SEPLAG) pelo e-mail ncim@planejamento.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3915-0439.

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick