Login único está disponível também para estados e municípios

Login único está disponível também para estados e municípios

17 de agosto de 2018
 |  Marcos Ricardo dos Santos

A ideia de poder acessar diversos serviços públicos com o mesmo login e senha está se espalhando. Uma solução comum de autenticação não só facilita a vida de cidadãos e empresas, que não precisam se cadastrar novamente toda a vez que precisar de um serviço, mas também aumenta a segurança para quem presta o serviço, já que, a partir de consultas a bases de dados já existentes, o login único aumenta a segurança de que a pessoa física ou jurídica que está solicitando o serviço é de fato quem diz ser. E o melhor: diminui a necessidade de pedir diversos documentos ao cidadão, pois muitos dados já estão validados.

Hoje são 50 os serviços da esfera federal que permitem a autenticação por meio da solução de login único, chamada “Brasil Cidadão”. A novidade é que sistemas operados por estados e municípios agora já podem também se integrar ao login único do Governo Federal. O Estado do Espírito Santo e a Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, foram os primeiros a permitir que seus cidadãos possam usar o mesmo login para consumir também serviços locais.

A integração com estados e municípios é mais um passo para a integração dos serviços públicos, buscando tirar a complexidade da administração pública das costas do cidadão, que quer exercer direitos e cumprir obrigações da forma mais fácil possível.

Para saber mais como integrar sistemas estaduais ou municipais à solução de login único, escreva para cidadaniadigital@planejamento.gov.br.

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick