Inclusão social – Oficina para promover o atendimento em LIBRAS nos serviços públicos

07 de abril de 2016
 |  Coordenação Sustentação DEIOP

Acontece hoje e amanhã (07 e 08/04), oficina de Design Thinking sobre atendimento na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos serviços públicos federais, uma atividade desenvolvida em conjunto pela Diretoria de Modernização da Gestão (INOVA/SEGES/MP), a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD/MMIRDH) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Participam também a Receita Federal, o INSS, a Anatel, a ANVISA, MTPS, Caixa Econômica Federal, Fundação Roquette Pinto e Apada (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos).
A dinâmica visa auxiliar os órgãos e entidades do Governo Federal a prestarem atendimento adequado a pessoas surdas usuárias de LIBRAS nos seus serviços ao público. A maior parte dessas pessoas, especialmente as mais vulneráveis socioeconomicamente, não se comunicam bem em português e, ao serem atendidas presencialmente, precisam do apoio de um tradutor/intérprete da Libras. Desde 2005, um decreto já lhes dá esse direito no atendimento em órgãos públicos.

Durante a oficina foram formados 4 grupos com perfis diferentes: usuários (pessoas surdas)/ intérpretes, servidores que trabalham com atendimento, órgãos gestores e especialistas em design, sistemas de computação, programação web e acessibilidade digital.

Os grupos refletiram a respeito de soluções possíveis, levando em conta todos os âmbitos da questão, segundo a experiência e capacidades de cada integrante. O objetivo é buscar uma solução para intermediar, em tempo real, a demanda dos órgãos com a chegada de cidadãos surdos em busca de atendimento e a oferta de tradução/interpretação por vídeo à distância.

Confira algumas fotos do evento e aguarde vídeo com entrevistas a ser publicado amanhã. 

Foca: ferramenta usada para lembrar as pessoas de ter foco. Funcionou super bem!

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

INOVAGOV

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick