IJUSPLAB REALIZA OFICINA SOBRE INTEGRAÇÃO ENTRE AS METAS DO JUDICIÁRIO E OS ODS DA AGENDA 2030

IJUSPLAB REALIZA OFICINA SOBRE OS ODS DA AGENDA 2030

24 de janeiro de 2019
 |  Elaine Cristina Cestari

IJUSPLAB REALIZA OFICINA SOBRE INTEGRAÇÃO ENTRE AS METAS DO JUDICIÁRIO E OS ODS DA AGENDA 2030 1

O Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo – iJuspLab inaugurou as atividades de 2019 recebendo a Conselheira do Conselho Nacional de Justiça Maria Tereza Uille, coordenadora do Comitê Interinstitucional criado pelo CNJ para formular proposta de integração das metas do Poder Judiciário com as metas e indicadores dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030 da ONU).

Os 193 países que adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em 2015 , incluindo o Brasil, comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover sua implantação nos próximos quinze anos. Segundo a Conselheira Maria Tereza, um dos desafios é a implantação dessa agenda no Poder Judiciário, e o evento no iJuspLab é uma tentativa de alinhamento dos ODS com a nossa realidade.

A Juíza Federal Diretora do Foro, dra. Luciana Ortiz Zanoni, com a ajuda de outros laboratoristas do iJuspLab, conduziu uma oficina de imersão, empatia e ideação, com o objetivo de fixar e mapear as metas e indicadores dos ODS relacionados à Estratégia Nacional do Poder Judiciário, identificar os usuários e dificuldades encontradas e iniciar a construção coletiva de soluções. Divididos em dois grupos, os participantes identificaram e discutiram desafios como identificar um critério comum de classificação dos processos judiciais que dizem respeito a um determinado ODS, interpretar os dados judiciais para avaliar se o Judiciário está ou não contribuindo para atingir o objetivo e extrair indicadores úteis para que o Judiciário ajude no atingimento dos Objetivos.

Os próximos passos incluem propor alterações na Tabela Processual Unificada e desenvolver indicadores específicos, uma vez que os ODS não incluem indicadores sobre o Judiciário.

Participaram do encontro a Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, dra. Therezinha Cazerta, juízes e servidores do TRF3 e da Justiça Federal de São Paulo.

Visite nossa página em http://www.jfsp.jus.br/inovajusp/ijusplab

 

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick