Ideia Day da Anvisa apresenta soluções e inaugura espaço maker do LAB-i VISA

04 de julho de 2018
 |  Gustavo Trindade

No evento que marcou o lançamento da política de gestão da inovação e inauguração do novo espaço físico do LAB-i VISA, servidores apresentaram soluções para os oito desafios selecionados pelas diretorias.

A Anvisa conheceu na manhã da última sexta-feira (29/6), no Ideia Day, as soluções para os oito desafios selecionados pelas diretorias da Agência. Foram apresentados pelos participantes um pouco da trajetória de cada desafio, como o contexto de cada um, as descobertas feitas no processo, as soluções propostas para os desafios e os resultados dos testes.

As apresentações também marcaram o encerramento do Curso de Facilitadores, do programa Acelera, uma das iniciativas do laboratório, que formou 40 servidores da Anvisa em Design Thinking, Design Sprint e metodologias ágeis de gestão, numa parceria com a Escola Nacional de Administração Pública, via Laboratório de Inovação em Governo (Gnova).

O curso foi voltado para pessoas com interesse em atuar nas atividades de suporte e mentoria das atividades inovadoras na Agência que trabalharam na criação de soluções para os desafios expostos.

Dessa forma, os 40 servidores capacitados vêm ajudar a cumprir o objetivo de promover uma cultura de inovação. Com a capacitação, as pessoas se tornam agentes de transformação não só nas suas áreas, mas também de forma transversal, para atuar em projetos de outras gerências ou diretorias. Assim, a inovação não fica contida apenas no laboratório, mas passa a ser uma capacidade distribuída em mais de 20 gerências-gerais e assessorias da Anvisa.

Os desafios apresentados pelos servidores foram:

  • Atendimento inteligente para CIVP (GGCIP)
  • Subnotificação de eventos adversos (GGMON)
  • Fluxo lógico de investigação (GGFIS)
  • Atendimento sobre regularidade de suplementos (GGALI)
  • Qualificação do conteúdo web (Ascom)
  • Modelo de avaliação toxicológica de produtos formulados (GGTOX)
  • Critérios de rateio para repasse financeiro no SNVS (GGCOF)
  • Detecção precoce de emergências em saúde (E-Visa)

Nessa iniciativa também houve a participação de serividores do Labhacker da Câmara dos Deputados, do Inova do Ministério do Planejamento, do Tribunal de Contas da União e da Enap, todos parceiros da Rede Inovagov.

A próxima etapa do Acelera irá selecionar as propostas apresentadas e consideradas mais viáveis para acompanhamento e mentoria direta do LAB-i VISA por até quatro meses.

Lançamento e Inauguração

Antes das apresentações houve o lançamento da política de gestão da inovação e a inauguração do espaço físico do LAB-i Visa realizada pelo diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa.

Jarbas afirmou que esse tipo de atitude do servidor em busca da melhoria do trabalho ajuda a Agência a entregar sempre um serviço de maior qualidade ao cidadão. “Que esse laboratório que inauguramos hoje seja efetivamente a consolidação de uma boa ideia, que agora se transforma em uma política permanente de inovação dentro da nossa Agência e que deve ser muito aproveitada”, completou o presidente.

O projeto do laboratório nasceu em 2015 e o piloto que deu origem ao LAB-i Visa entrou em operação em fevereiro de 2016.

Inovação em rede

O Laboratório de Ideias da Anvisa foi criado para funcionar como um catalizador da inovação na agência. Além de incubar e acelerar projetos estratégicos, uma das funções tradicionais dos laboratórios de inovação, o LAB-i Visa também atua no desenvolvimento de capacidades em abordagens de inovação, como design sprint, design thinking, insights comportamentais e pesquisa etnográfica.

Agenda de atividade

Desde segunda-feira, o laboratório de ideias está em atividade e funcionará durante toda a semana com cursos de curta duração para grupos fechados de até 12 pessoas para que possam participar e desenvolver iniciativas inovadoras.

Fonte: Adaptado de Assessoria de Comunicação da Anvisa/Intranet.

Ideia Day da Anvisa apresenta soluções e inaugura espaço maker do LAB-i VISA

Foto do evento de apresentação das ideias do acelera.

0

Posts Relacionados

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick