Governo de São Paulo usará criptomoeda em PPP de iluminação

Governo de São Paulo usará criptomoeda em PPP de iluminação

20 de dezembro de 2017
 |  Izabel Garcia

Vou ter que tirar o chapéu para o Governo de São Paulo agora! Semana passada eles assinaram uma Parceria Público-Privada (PPP) com empresa americana para realização do programa Ilumina SP. O grande lance é que o projeto será financiado, em parte, pela criptomoeda BuildCoin, moeda específica para a área de infraestrutura, que será lançada em junho de 2018.

Como já sabemos, o uso de criptomoedas é baseado no blockchain, que, neste caso, permite melhorar a integração do mercado de construção civil, reduzir os custos transacionais, garantir o uso de contratos inteligentes entre os elos da cadeia e promover um fundo de financiamento para as empreitadas registradas na plataforma sem a cobrança de juros.

O legal também é que eles estão se preocupando com interoperabilidade. Olha o que a subsecretária de parcerias e inovação, Karla Bertocco, disse: “Uma grande preocupação do Estado de São Paulo é que as diferentes cidades que implementarem a PPP façam com a mesma linguagem ou com linguagem compatíveis. Porque quando se tem esse conceito de cidades inteligentes, que inclui além de energia, o wifi e também sistema de monitoramento por câmera, se cada um fizer de uma maneira, acabamos perdendo uma oportunidade de ter uma informação integrada e com isso melhorar os serviços públicos, inclusive do Estado, como a segurança pública e gestão de congestionamento”.

Confira mais detalhes da parceria no site do Governo de SP.

A iniciativa é fantástica! Contudo, para bancar advogado do diabo, algumas dúvidas pairam no ar:

  • E a regulação das criptomoedas no Brasil, que ainda não saiu?
  • E se der algum pepino, como vão fazer, uma vez que o Brasil ainda não tem legislação específica para moedas digitais?
  • Como eles vão lidar com a volatilidade no valor da criptomoeda?

Este site aqui levantou essas e outras questões muito interessantes. Vale a pena ler!

De qualquer forma, como dizem por aí, é melhor pedir desculpas do que pedir permissão! 😉

Vai lá, São Paulo!! Uhuuuu!!

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick