Finanças Sociais – o que são os tais "SIBs"?

29 de julho de 2016
 |  Coordenação Sustentação DEIOP
Uma das frentes que a Rede InovaGov tem estudado com atenção é a questão das Finanças Sociais – em especial, o entendimento dos “títulos de impacto social” ou “SIB – Social Impact Bonds”.
SIBs são usados em realidades como Reino Unido, Portugal, França e Estados Unidos, buscando a expansão de intervenções de sucesso do governo para contextos maiores, melhorando os resultados de seu investimento, minimizando os riscos envolvidos e, principalmente, alcançando os objetivos sociais.
O arranjo típico de um SIB envolve o Governo, um intermediário, investidores, organizações não-governamentais e avaliadores externos. O pagamento pela prestação dos serviços somente ocorre quando há a comprovação do êxito da iniciativa.
A Secretaria de Inovação do MDIC coordena os estudos das Finanças Sociais (e dos SIBs) e instituições como CAIXA, SEBRAE e organizações privadas têm participado das conversas. Atualmente, peritas contratadas pelo Programa Diálogos Setoriais também trabalham no tema e há a possibilidade de missões em breve para conhecimento das experiências internacionais.
Pra você SIB é uma novidade? – shhh, não espalha, pra mim também…
Confira abaixo um vídeo introdutório que a McKinsey fez para explicar o básico.

Posts Relacionados



1 Comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick