Experimentando para transformar

Experimentando para transformar

19 de julho de 2018
 |  Manoela Hartz

Pensando na próxima geração de inovação do setor público na Colômbia, o governo do país vem construindo uma nova estratégia nacional de inovação pública, desenvolvida com o apoio do Nesta. No ano passado, a Equipe de Inovação Pública (EiP) do Departamento Nacional de Planejamento da Colômbia (DNP) e o Nesta conduziram um processo colaborativo para fortalecer as capacidades de inovação no governo da Colômbia, incluindo sessões de treinamento e reflexão para fortalecer a EiP, bem como o desenvolvimento de uma proposta de elaboração conjunta de uma estratégia nacional de inovação pública.

Para tanto, foram realizados workshops que resultaram em diagnóstico e em recomendações estratégicas para uma primeira versão do documento. As oficinas envolveram 77 funcionários de 22 entidades públicas nacionais e regionais, juntamente com atores dos setores acadêmico, privado e sociedade civil. Como parte desse processo colaborativo, ficou claro que era necessário um espaço aberto para apresentar publicamente o progresso da construção da estratégia e inspirar os atores públicos no valor estratégico da experimentação como um impulsionador da inovação pública.

Em relação ao conteúdo da estratégia pública de inovação colombiana, uma das principais conclusões do processo até agora tem sido reconhecer a necessidade de entender e promover a experimentação no governo. Não como uma coleção de atividades isoladas, mas como uma abordagem contínua e transversal de geração de valor público, na qual o envolvimento ativo de cidadãos e servidores públicos desempenha um papel fundamental. Nesse sentido, a experimentação implica em buscar uma mudança fundamental na cultura das organizações públicas e no mindset de seus colaboradores.

Como um primeiro passo nessa direção, o EIP e Nesta desenvolveram uma primeira versão de um toolkit para promover uma mentalidade experimental no governo, que visa desconstruir mitos e fornecer respostas sobre o valor da experimentação no setor público, como bem como apresentar as diferenças entre um mindset experimental e um estilo business as usual.

Veja mais!

0

Posts Relacionados



0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick