Enap na Reunião Rede de Escolas de Governo OCDE

08 de abril de 2016
 |  Coordenação Sustentação DEIOP
O Diretor de Comunicação e Pesquisa da Enap, Fernando Filgueiras, está representando a Enap na reunião da Rede de Escolas de Governo da OCDE, que acontece na Itália. O tema do encontro é Inovação no Setor Público!
Ele compartilhou conosco um pouco dos resultados do encontro:

“Começou hoje a reunião da Rede de Escolas de Governo da OCDE. O debate gira em torno de quais capacidades e competências são necessárias para a promoção da inovação na administração pública. Estão presentes nesta reunião todos os países membros da OCDE e representantes de Israel, Costa Rica, México, Singapura, Nova Zelândia e Filipinas. Estão sendo debatidas as experiências nacionais para a construção da inovação no setor público, bem como inovações na perspectiva do ensino. Ou seja, de um lado, qual o papel das escolas de governo na promoção da inovação do setor público. De outro lado, como as escolas de governo podem inovar suas metodologias de ensino para cumprir o seu papel de promoção da inovação. O Diretor de Governança Pública e Desenvolvimento Territorial da OCDE, Rolf Alter, destacou a forma como as escolas de governo precisam construir novas ferramentas de ensino, pensar a sua flexibilidade e as capacidades para construir uma cultura de inovação no setor público. Para enfrentar as crises pelas quais passam as economias contemporâneas, é fundamental construir administrações públicas mais flexíveis, mais sensíveis à sociedade e dirigidas pelo interesse público. Uma cultura de inovação no setor público é uma cultura voltada à solução de problemas públicos. A governança nada mais é do que uma administração pública mais transparente, mais flexível e capaz de construir capacidades de inovação. Os problemas públicos contemporâneos não são específicos de uma sociedade ou de um país. Os problemas públicos, hoje, são comuns a todos os países. Problemas como a ineficiência, a corrupção, os altos custos dos serviços, a má qualidade da gestão são problemas comuns às administrações públicas contemporâneas. Mas estas mesmas administrações públicas podem ser fatores de desenvolvimento, desde que sejam capazes de resolver estes problemas com capacidades inovadoras e transformadoras. Por isto constituir uma rede de escolas de governo é tão fundamental para o desenvolvimento. Primeiro para compreendermos que os problemas são comuns. Segundo, porque as soluções devem ser partilhadas, experienciadas e flexíveis o suficiente para promover a inovação.
 Nenhuma cultura de inovação prosperará se não construirmos uma administração pública mais flexível e, sobretudo, centrada no cidadão.
 A promoção da inovação está em estágio avançado em várias escolas de governo, com a constituição de laboratórios, programas de capacitação e pesquisa voltadas para compreender as barreiras à inovação e as ferramentas chaves para a promoção de capacidades estatais voltadas à inovação. A inovação não pode ser pensada apenas como um momento, mas como uma chave para a promoção do desenvolvimento e a maior abertura do setor público. Uma cultura de inovação baseia-se em uma capacidade de produzir mudanças e maior qualidade dos serviços públicos. O centro da cultura de inovação é fazer com que servidores e lideranças se coloquem no lugar do cidadão. O cidadão é o centro da governança do setor público. Em torno dele devem girar as capacidades de inovação.
 O resultado do debate das experiências recentes da Rede de Escolas de Governo da OCDE é que a inovação não é o simples desenvolvimento tecnológico. A inovação em políticas, processos e serviços públicos é um novo mode pensar e uma nova abordagem para a administração pública, a qual deve se permitir construir experiências, mudar seus processos e pensar suas práticas ao lado do cidadão, a quem ela se dirige.
Depois da discussão geral sobre governança e o papel das escolas de governo, as representações dos países foram separadas em equipes, as quais discutiram quais as metodologias de ensino e quais os problemas que as escolas de governo devem enfrentar.
 Por meio da ferramenta de design thinking, as escolas participantes da Rede de Escolas de Governo chegaram à conclusão que os principais problemas a serem enfrentados, e que passam por sua atuação são:
 1 – criar uma cultura de inovação no setor público;
 2 – promover lideranças no setor público mais adaptáveis e abertas a uma sociedade ativa;
 3 – promover a reflexão sobre o ciclo completo das políticas públicas, especialmente as metodologias de avaliação e monitoramento de políticas;
 4 – promover competências para a construção da accountability;
 5 – pensar a coordenação das diversas agências e departamentos do setor público
 Estes foram os problemas mencionados. Para estes problemas, as escolas de governo devem repensar suas metodologias de ensino e o seu papel na promoção da inovação. Para criar líderes e servidores públicos baseados em uma cultura de inovação, as metodologias de ensino das escolas de governo devem ser:
 1 – reflexivas e baseadas em problemas;
 2- usar intensamente os estudos de caso
 3- ser mais experimental, ou seja reunindo a experiência dos próprios servidores para a resolução de problemas;
 4- construir em sala de aula simulações e a co-criação;
 5- reunir, nas metodologias de ensino, capacidades para pesquisa e construção de problemas, desenho de soluções e partilha de experiências;
 7- criar abertura para diferentes visões e a capacidade para aprender com os outros
 6- criar o entusiasmo para a solução de problemas;
 8- reunir, em sala de aula, novos e antigos servidores. Uma cultura de inovação não dispensa as diferenças de gerações
 9- explorar em sala de aula às múltiplas soluções para problemas
 10- desenvolver a experimentação em sala de aula, fazendo com que servidores mitiguem os riscos por meio da iteração e uma abordagem que valorize os erros. Os erros ensinam.
 Estes dez princípios devem ser utilizados como metodologias de ensino e de aprendizado pelas escolas de governo”
Temos bastante insumo para a Enap e para os estudos que vamos realizar!!

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