Rascunho automático 21

E se ninguém utilizar o Espaço de Inovação, já pensou nisso?

26 de dezembro de 2017
 |  Izabel Garcia

Temos um lindo cantinho da inovação na nossa sala no Inova/MP, com puffs, tapetes, quadro negro, Lego e tudo mais a que temos direito! Mas NINGUÉM usa! Nem eu, que me sento a precisos 3 passos dele.

Há algumas semanas fiz um curso lá no G.Nova com o pessoal do MindLab, e, quando estávamos no happy hour depois do curso (quando surgem as melhores ideias!), eu comentei sobre esse assunto e eles sugeriram que eu conduzisse um experimento para tentar fazer com que as pessoas utilizassem mais esse espaço.

Então lá fui eu! Preenchi o protocolo de experimentos do MindLab e logo comecei. Primeiro, tentei a via da “gamificação”. Deixei o seguinte bilhete no quadro:

 

Ninguém usa o Cantinho da Inovação. Pronto, falei!

 

No puff coloquei um bilhetinho assim:

Ninguém usa o Cantinho da Inovação. Pronto, falei! 1

No dia seguinte, percebi que o bilhete estava em cima da mesa, e não em cima do puff.

Aeeeê! Alguém viu meu bilhete! Mas não fez nada… Vou ter que ser mais provocativa! Então escrevi isto no quadro:

“Alguém ficou curioso! Jogador, chame um amigo para se sentar aqui e clame seu bônus!”

No dia seguinte, observei: cri…cri…cri…

Decidi tentar outra abordagem então: provocar o diretor do departamento. Afinal, a melhorar forma de liderar é pelo exemplo! Deixei uma nova mensagem no quadro e…. Tcharan!! Vitória! Olha a foto que ele postou no nosso grupo de WhatsApp:

Ninguém usa o Cantinho da Inovação. Pronto, falei! 2

 

E qual não foi minha surpresa ao ver que, no dia seguinte a essa postagem do chefe, minha própria equipe tinha feito uma reunião no Cantinho da Inovação. Eu nem tive nada a ver com isso, só fiquei sabendo quando cheguei na sala e vi o quadro todo rabiscado com um mapa de insights!

Depois disso, continuei brincando com as mensagens no quadro. Procurei novamente o caminho da “gamificação”, mas sem muito sucesso… Acho que vou começar a desafiar os gerentes um a um… Ou então eles vão ler este post e não precisarei fazer isso! Rs

Mas então, o que aprendi com esse experimento foi: patrocínio da chefia é essencial! Se você tem vontade de criar um espaço desse tipo em seu local de trabalho, pense primeiro se você está disposto a utilizá-lo também.

 

 

5

Posts Relacionados



5 Comentários

Deixe um comentário:

INOVAGOV

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick