Aplicativo brasileiro em prol da democracia ganha prêmio no Cannes Lion 2018

27 de julho de 2018
 |  Talita Dantas

A Revista #70 – A tecnologia a serviço da democracia mal saiu do forno e a gente já tem mais o que dizer sobre o assunto.

Não é segredo pra ninguém que temos um índice de corrupção bastante elevado. Atualmente, num ranking que avalia os países menos corruptos do mundo, ocupamos a 96ª posição, entre 176 classificados. Ou seja, temos muito a melhorar. E uma maneira especial de fazermos isso é ficarmos atentos às pessoas em quem votamos. A lógica é bastante simples, se queremos menos corruptos no poder, basta não votarmos neles!

Com o intuito de facilitar essa distinção, um aplicativo criado pela Grey Brasil, a pedido do ReclameAqui, informa à população que políticos são alvo de investigações. O aplicativo se baseia na tecnologia de reconhecimento facial da Microsoft, que tem acurácia de 98%, e seu uso é bastante simples. Basta fotografar o rosto do político na TV, em debates, nos santinhos, cartazes, anúncios de jornal, vídeos na internet, comícios ou onde quer que ele esteja, e o aplicativo mostra as informações disponíveis nos bancos de dados do poder judiciário brasileiro sobre ações de corrupção ou improbidade administrativa.

Sucesso internacional

Talvez essa informação não seja exatamente nova pra você, já que o Detector de ficha dos políticos,  está disponível, na versão aplicativo, desde maio deste ano. O que talvez você não saiba é que a iniciativa foi premiada internacionalmente no Cannes Lions 2018. O Festival de Criatividade de Cannes (Cannes Lions International Festival of Creativity) foi criado em 1953 e é o mais importante prêmio de publicidade do mundo. Trata-se de um importante reconhecimento para uma iniciativa que aplica a tecnologia em prol da democracia.

Além do app, o Reclame Aqui também disponibiliza o Vigie Aqui, uma ferramenta “que destaca, em qualquer site, os nomes de políticos que ocupam ou ocuparam cargos eletivos, além de Ministros de Estado, com pendências na Justiça”. É só instalar e se manter informado.

 

 

0

Posts Relacionados



0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick