Anunciados os vencedores do Concurso Europeu de Inovação Social

Anunciados os vencedores do Concurso Europeu de Inovação Social

01 de novembro de 2017
 |  Manoela Hartz

Buildx, Feelif e SAGA (uma Plataforma de Aprendizagem) foram os vencedores do Concurso Europeu de Inovação Social de 2017, anunciados em uma cerimônia de premiação em Bruxelas. Selecionados dentre 800 candidatos de mais de 40 países, cada projeto receberá um prêmio de 50.000 Euros da Comissão Européia. A competição deste ano selecionou ideias para garantir que as oportunidades criadas pela mudança tecnológica beneficiem todos na Europa. E os três vencedores apresentaram novas abordagens para combater as desigualdades no sistema de habitação, educação de adultos e acesso à tecnologia para deficientes visuais.

O vencedor britânico, Buildx, é uma plataforma colaborativa que oferece ferramentas e conhecimentos para projetar e construir casas e bairros sustentáveis. Buildx digitaliza e abre a cadeia de fornecimento de habitação, criando uma nova infra-estrutura para investir, projetar, fabricar, montar e operar edifícios. Como resultado, os edifícios sustentáveis ​​tornam-se mais baratos e acessíveis a um público mais amplo.

O vencedor esloveno, Feelif, é uma ferramenta multimídia para deficientes visuais por meio da qual os usuários podem sentir formas em uma tela plana. O projeto usa um aplicativo e uma grade de relevo especial para permitir que os usuários sintam “solavancos” de formas e contornos na tela através de sinais de vibração. Isso abre possibilidades para ler, aprender e criar conteúdo para pessoas cegas e torna o acesso à tecnologia mais inclusivo.

Outro vencedor, SAGA – A plataforma de aprendizagem, é da Holanda. Em um mercado de trabalho em constante transformação, a SAGA ajuda os alunos a obter uma educação flexível e aprender, sob demanda, habilidades com especialistas da setor da indútria. Faz uso de Blockchain  para criar um registro digital dos treinamentos concluídos e seus resultados. Os alunos também podem convidar os membros da comunidade a investir na sua educação, em troca de uma parte da sua renda futura.

O Concurso Europeu de Inovação Social é uma competição anual promovida pela Comissão Europeia para selecionar inovações e aborda um tema social diferente a cada ano. Diante do efeito transformador da digitalização na sociedade e no mercado de trabalho, a competição deste ano teve como objetivo garantir que a tecnologia seja usada para incluir todos na Europa nas transformações que ela promove.

Em 2018, um novo desafio social será anunciado. Você pode obter atualizações seguindo a Competição no Twitter: @EUSocialInnov #diogochallenge.

0

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

INOVAGOV

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick