Da vida aos serviços públicos: a experiência de Portugal

Da vida aos serviços públicos: a experiência de Portugal

27 de fevereiro de 2019
 |  Izabel Garcia

Texto escrito por Maria Soledad Maroca de Castro

O governo de Portugal desenvolveu uma nova plataforma para disponibilizar online o acesso a serviços públicos. A plataforma, nomeada ePortugal, reúne 1300 serviços para empresas e mais de 1200 serviços para os cidadãos – portugueses ou estrangeiros residindo legalmente no país. Através da plataforma, é possível renovar a carteira de identidade portuguesa, consultar situação fiscal, acessar serviços de saúde e de assistência social. Também é possível obter senha de atendimento presencial para uma gama variada de serviço, bem como acessar visualização georreferenciada de todos os serviços da Administração Pública.

A plataforma inova na maneira como organiza a informação. É comum as plataformas de serviços públicos classificarem os serviços segundo parâmetros de racionalidade da própria Administração Pública. No Portal ePortugal, os serviços são organizados de acordo com os “eventos da vida”: educação, nascimento, saúde, trabalho, reforma, nascimento, morte, etc. Ou seja, a organização da página responde imediatamente às necessidades daqueles que a acessam: oferece uma solução fácil aos cidadãos que precisam acessar algum serviço.

 

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1 Comentário

  • Marcelo Ribeiro
    Marcelo Ribeiro disse:

    Além de brasileiro, sou cidadão português também e usufruí dos serviços do portal do cidadão, hoje ePortugal. Eles implementaram um conceito de entrada única para serviços muito interessante, além de, com o cartão cidadão que possui assinatura digital permitir autenticação em vários serviços, desde a conta de água até o portal de finanças, além de permitir o cadastramento para notificações eletrônicas. Realmente são um ótimo exemplo a seguir !

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