4 dicas de Nick Skillicorn para aumentar sua criatividade

04 de julho de 2016
 |  Coordenação Sustentação DEIOP

“Quem é Nick Skillicorn?” – Você pergunta. Em 2014 ele foi votado 7º melhor blogueiro de inovação do mundo. Mas pra mim ele é o número 1! 🙂 Ele é consultor, autor e escreve no site https://www.ideatovalue.com/

Semana passada participei de um seminário online sobre criatividade ministrado por ele e compartilho com vcs algumas dicas que aprendi:

1)  Diariamente, passe 15 minutos sozinho(a) com seus pensamentos. 
Saia de perto do seu celular, computador etc. Pare de procurar coisas para fazer. Fique sem ler, sem ouvir música, sem conversar.

Nesse momento, as ondas do cérebro trabalham na frequência alfa, e é quando temos ideias divergentes. Por isso tantas pessoas relatam ter tido suas melhores ideias durante o banho (que o diga Arquimedes!)

2) Posteriormente, separe mais 15 minutos para pensar sobre o desafio encontrado. 
As ideias divergentes costumam ser muito boas, mas elas precisam de um polimento dado pelo trabalho focado, com o pensamento convergente. Essa é a hora de ser produtivo(a) e executar alguma ação.

3) Semanalmente, faça algo diferente, ou de um jeito diferente.
Aparentemente, os holandeses adoram pão com manteiga e chocolate granulado. Foi realizado um experimento em que eles passavam por um teste de criatividade e, depois, era solicitado que eles, em vez de colocarem o chocolate sobre o pão com manteiga, espalhassem o chocolate granulado no prato e colocassem nele o pão com a manteiga virada para baixo, de forma que o chocolate grudasse na manteiga. Esse simples exercício fez com que, em um teste subsequente, os níveis de criatividade subissem mais de 10% (não me perguntem a fonte desse estudo pq eu não sei, foi o Nick quem contou!)

4) Mensalmente, faça algo criativo. 
Pode ser um pequeno poema, um novo código Java (se vc sabe programar), um desenho, uma maquete… Ninguém precisa ficar sabendo do seu projeto, o importante é que vc desenvolva alguma coisa. 

Parece muito trabalho? Não sei, eu ainda não tentei… mas tenho certeza de que funcionaria!
Se alguém animar, por favor depois deixe um relato aqui no blog para incentivar os outros!

Posts Relacionados



0 Comentários

Deixe um comentário:

Assine nossa revista


POSTS PUBLICADOS

Agencia Mobidick